Palavra da Equipe

Ao ingressar no Colégio Freinet, você passa a fazer parte desta comunidade de aprendizagem, cuja Proposta Pedagógica visa seu crescimento global nos aspectos afetivo, social e cognitivo, no processo de construção de seu conhecimento.

Através de uma excelente formação educacional, fator determinante para o futuro dos educandos, interagimos a arte de ensinar a conhecer, fazer, ser e conviver.

É fato inquestionável que a educação é o principal instrumento para a construção de uma sociedade mais justa. Concebemos que a educação transformadora tem como princípio a formação integral para o exercício da cidadania, baseada na construção de valores éticos e na moral cristã, no respeito ao semelhante, à diversidade de crenças e à pluralidade cultural.

Palavra da Coordenação

Acreditamos que a responsabilidade da formação de nossos jovens cabe à escola e à família, educando-os dentro da ética, respeito e integridade, para que sejam meros detentores de conhecimento, mas protagonistas de suas vidas.

Nosso compromisso é criar processos que desenvolvam suas habilidades e competências para serem líderes, cidadãos do mundo com autonomia, criticidade, aptos para negociar, debater propostas facilitando resultados.

Estamos sempre a disposição para compartilhar experiências e ajudar no que for preciso, pois acreditamos e trabalhamos com a equação: ESCOLA + FAMÍLIA = EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.

Palavra dos Professores

"Uma equipe composta de talentos faz com que a força se torne produtiva e a fraqueza, irrelevante". Stephen R. Covery.

A palavra aluno (do latim alumnus = aquele que não tem luz), compete simplesmente receber, acolher, encolher e acomodar na sua massa cinzenta (esquecendo do corpo) os conteúdos pré-estabelecidos. Acreditamos que este conceito esta ultrapassado, por conta disso todos nós do corpo docente do COLÉGIO FREINET, lecionamos para estudantes e não para alunos, como dizia Paulo Freire, “ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, as pessoas se educam entre si, mediatizadas pelo mundo”. Nós professores, precisamos tanto dos estudantes quanto eles precisam de nós.

É desta forma que trabalhamos, incentivando nossos jovens a se tornar atores de suas próprias vidas. Prezamos o bom relacionamento, o respeito mútuo e a amizade acima de tudo.