Área Restrita

Recuperar Senha

Área Restrita

Proposta Pedagógica

O Colégio Freinet é um espaço privilegiado de aprendizagem, formação humana e acadêmica. No câmpus, os alunos estudam em ambientes especialmente projetados para se obter o máximo de rendimento possível. Nestes 23 anos de existência o Colégio Freinet foi palco de inúmeras histórias que marcaram a comunidade de Magé e continuam a se refletir no cenário do nosso estado através da atuação de seus ex-alunos.

O Freinet, como escola moderna, é um centro privilegiado de humanização e de educação para a cidadania, o conhecimento e a compreensão da cultura e da história. Busca desenvolver as capacidades de cada aluno de maneira individual, ajudando a formar, sobretudo, uma personalidade capaz de interagir de maneira positiva com a sociedade e a natureza. Ao valorizar aspectos como a autonomia, solidariedade, responsabilidade pessoal e coletiva, o Colégio Freinet propõe-se a ser um lugar para a formação da Excelência Humana e Acadêmica.

Da Proposta

São objetivos gerais do Colégio Freinet:

Proposta Educativa

A Pedagogia do Colégio Freinet propõe um processo de educação reflexivo e comprometido, tendo como proposta um paradigma desafiador – contexto, experiência, reflexão, ação e avaliação – que pretende sua viabilização inserida no tempo de desafios e contradições, que caracteriza o início do novo milênio.

A proposta de educação do Colégio Freinet, tem como essência a formação na Excelência Humana e Acadêmica. Uma educação humanizadora em que se destaca o valor do ser humano como pessoa autônoma, individual, consciente e responsável, que se concretiza numa convivência com práticas solidárias e transformadoras da realidade.

As atividades de aprendizagem levam a vivências da liberdade de pensar, de refletir, de buscar soluções, de trabalhar a compreensão e a problematização da realidade.

O aprendizado ocorre numa relação interativa entre todos os envolvidos no ato de aprender e ensinar: professor, funcionários, alunos e conhecimento, num processo contínuo de formação, no qual o sujeito vai se construindo como pessoa, no desenvolvimento de suas habilidades de pensamento, na apropriação do conhecimento acumulado e no relacionamento com os demais. Para isso o espaço escolar é o lugar em que os sujeitos podem dialogar, duvidar, discutir, questionar e compartilhar saberes. É espaço para transformações, solidariedade, convívio com as diferenças, erros, acertos, contradições, colaboração mútua, sensibilidade e criatividade.